1 de julho de 2015

Pessoas bilíngues são mais inteligentes, criativas e melhores amantes


Cada vez mais a ciência tem mostrado a importância de se falar mais de uma língua. Artigo do site americano Elite Daily traz diversos estudos destacando as qualidades de quem é bilingue. Resumidamente, algumas das vantagens são:
- Quem fala mais de uma língua tem o cérebro mais desenvolvido, com mais conexões, mais rápido e que se adapta melhor a situações cambiantes;
- Bilíngues tem menos chances de desenvolver doenças mentais, como o Mal de Alzheimer. Na média, demoram cerca de 4 anos e meio a mais para desenvolver estas doenças;
- Quem fala mais de uma língua tem maior capacidade criativa e de resolver questões que exigem a criatividade;
- Falar outra língua te ajuda a "entender o coração humano". Nas palavras da pesquisadora Susan Ervin-Tripp "Quando estamos em situações que exigem uma mudança na linguagem, podemos ter uma forte sensação de transformação em nossos valores e sentimentos. Alguns bilíngues ainda relatam que eles têm duas personalidades". Desta forma, entendemos melhor os valores e sentimentos do próximo, podendo assim inclusive nos tornar melhores amantes.
- Outro estudo relata que crianças bilíngues demoram mais a aprender o idioma do que as que só falam um; porém, aprendem mais habilidades metalinguísticas, têm maior entendimento da estrutura da língua e maior capacidade de concentração.

Confira o artigo completo clicando aqui (em inglês). Essas são ótimas notícias para os brasileiros que vivem na Argentina e já estão ficando craques no espanhol. Para quem ainda não é, recomendo os cursos de espanhol da EducAR Intercâmbios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário