1 de outubro de 2013

Lei que prevê revalidação automática de diplomas está mais próxima


O projeto de lei 399/2011, mais conhecido como Arcu-sul, que propõe o reconhecimento automático de diplomas oriundos de instituições de ensino superior estrangeiras de reconhecida excelência acadêmica, foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) nesta quinta-feira (26/09). Agora, falta somente o acordo passar pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, em decisão terminativa.
 
O acordo prevê o credenciamento de cursos de graduação, mestrado e doutorado do exterior, de reconhecida excelência acadêmica, garantindo assim a qualidade das universidades cadastradas. Os diplomas destas universidades serão automaticamente válidos em território nacional. O objetivo da proposta é agilizar e desburocratizar um sistema que penaliza aqueles que fazem cursos de ponta, em instituições de excelência comprovada. O senador Roberto Requião citou o exemplo de Portugal, que admite o reconhecimento automático dos diplomas de pós-graduação brasileiros emitidos por cursos com nota 6 ou 7 da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Boa notícia para os alunos da Universidad de Buenos Aires, uma das prováveis universidades a integrar a lista de excelência acadêmica.

Confira a notícia completa no Portal de notícias do Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário