9 de abril de 2012

Mais boas notícias para quem estuda medicina na Argentina

Boa notícia para os que estudam medicina na Argentina: o governo federal pretende facilitar a aprovação de médicos formados no exterior, devido à carência desses profissionais no Brasil. A ideia é flexibilizar a exigência ou até dispensar estrangeiros e brasileiros graduados em faculdades do exterior de fazer o exame para revalidação do diploma.

A presidente Dilma declarou, na reunião de cúpula dos Brics, que "Tem de ampliar o número de médicos atendendo no Brasil. Temos um dos menores números de médicos per capita (...) O Brasil vai ter de fazer um esforço nesse sentido, o Brasil tem de ter mais médicos". Confira matérias sobre o tema no Estadão e no Valor Econômico.
__

Três projetos de lei que tratam sobre revalidação de diplomas estão em andamento e, se aprovados, trarão inúmeras facilidades para os estudantes que cursam graduação no exterior:

1) O projeto de lei 3052/11 pretende permitir que universidades privadas possam revalidar diplomas de graduação obtidos no exterior. Atualmente, somente é permitido a universidades públicas revalidar o diploma.

2) O projeto de lei 399/2011 (mais conhecido como Arcu-sul) propõe o reconhecimento automático de diplomas oriundos de instituições de ensino superior estrangeiras de reconhecida excelência acadêmica. Confira notícia recente sobre o projeto no site do Senado.

3) O projeto de lei 15/2012 pretende simplificar o reconhecimento de diplomas de cursos de graduação em medicina expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras, devido à carência de médicos no Brasil. Confira o texto do projeto aqui.

Mais sobre como é feita atualmente a revalidação de diplomas pode ser conferido aqui.

Um comentário:

  1. Olá. Tenho amigos que irão fazer Doutorado na Universidade de Santa Fé e que precisam alugar apto. por 15 dias ou ficar em algum hotel bom, bonito e barato.Alguém pode me ajudar, dando dicas ou sugestões?

    ResponderExcluir